sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A Primeira Consulta

Bem hoje sinto-me um pouco mais ansiosa, isto porque amanha, vou a primeira consulta, onde vou dizer á minha ginecologista que quero engravidar.
Sinto-me ansiosa, porque sinto que estou a começar a iniciar o processo de engravidar, e ao mesmo tempo sinto-me receosa do que a médica que possa dizer.
POrque é sempre incerto o tempo que pode ou não demorar a engravidar, se o nosso tempo tem ou não condições.
Mas nada melhor que a própria médica para nos informar sobre todas essas questões .
Eu espero acima de tudo ter respostas a todas as minhas dúvidas, bem como respostas positivas.
Mas terei que aguardar ... mas estou entusiasmada.... vamos ver

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Como calcular o período fértil

O cálculo do período fértil por si só não é garantia de que a mulher irá engravidar. Digo isto, porque há um grande mito em torno do conceito do 'período fértil'.
Enquanto fazia as minhas pesquisas sobre este tema, aprendi imenso sobre este tópico que tantas partidas prega às mulheres que querem engravidar.
Para quem tem o período certinho todos os meses, será mais fácil fazer o cálculo, para quem não tem, terá que fazer uma média.

A menstruação
Como todas nós já sabemos a menstruação aparece por uma simples razão: é o óvulo que foi libertado, mas que não foi fecundado. Como não foi fecundado o óvulo vai continuar o seu percurso descendente, amadurece e é expulso juntamente com a descamação da parede do endométrio.

O ciclo menstrual
Habitualmente um ciclo dura entre 28 a 32 dias, mas podem existir ciclos ligeiramente menores ou maiores.
Um ciclo começa no primeiro dia do aparecimento da menstruação e termina quando se inicia novo ciclo, ou seja, no 1.º dia da menstruação seguinte. Estes dias podem variar de mulher para mulher, assim como podem também variar na mesma mulher de ciclo para ciclo (ciclos menstruais irregulares).
É importante saber qual o ciclo menstrual e a duração da menstruação para se poder calcular com mais precisão o período fértil.

Por exemplo, no meu caso pessoal:
1.º dia do período: 30/05/2007
Duração do período: 5 dias
Ciclo menstrual: Começou dia 30/05/2007 e durou até ao 1.º dia do período seguinte que foi 04/07/2007. Contando os dias são 35.

Então posso dizer que nesse mês o meu período durou 5 dias e o meu ciclo menstrual foi de 35 dias.

Para as mulheres que têm períodos irregulares e mesmo para aquelas que os têm regulares, é importante fazer uma média de pelo menos três meses e registar as informações acima indicadas para um cálculo do período fértil mais preciso. Foi o que eu fiz para apurar o meu período fértil.

Exemplo:

Mês 1:
1.º dia do período: ..../...../.......
Duração do período: .... dias
Ciclo menstrual: Começou dia ..../..../..... e durou até ao 1.º dia do período seguinte que foi ..../...../....... Contando os dias são ..... dias.

Mês 2:
1.º dia do período: ..../...../.......
Duração do período: .... dias
Ciclo menstrual: Começou dia ..../..../..... e durou até ao 1.º dia do período seguinte que foi ..../...../....... Contando os dias são ..... dias.

Mês 3:
1.º dia do período: ..../...../.......
Duração do período: .... dias
Ciclo menstrual: Começou dia ..../..../..... e durou até ao 1.º dia do período seguinte que foi ..../...../....... Contando os dias são ..... dias.

A partir do momento em que estes resultados estão encontrados, o intervalo entre ambos do menor para o maior, indica o espaço de tempo no qual te encontras no período mais fértil dos teus ciclos.

Exemplo para calcular a média:

Mês 1:
1.º dia do período: 01/04/2007
Duração do período: 7 dias
Ciclo menstrual: Começou dia 01/04/2007 e durou até ao 1.º dia do período seguinte que foi 1904/2007 Contando os dias são 19 dias.

Mês 2:
1.º dia do período: 18/04/2007
Duração do período: 5 dias
Ciclo menstrual: Começou dia 18/04/2007 e durou até ao 1.º dia do período seguinte que foi 10/05/2007. Contando os dias são 23 dias.

Mês 3:
1.º dia do período: 10/05/2007
Duração do período: 6 dias
Ciclo menstrual: Começou dia 10/05/2007 e durou até ao 1.º dia do período seguinte que foi 06/06/07 Contando os dias são 28 dias.

A partir do momento em que estes resultados estão encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espaço de tempo no qual te encontras no período mais fértil dos teus ciclos.


Seguindo o exemplo acima transcrito:
Qual foi o ciclo mais curto? 19 dias.
Qual foi o ciclo mais longo? 28 dias.


Se tiveres três ciclos menstruais de duração diferente - 19, 23 e 28 - somas tudo e divides por três para conseguires a média: 19+23+28= 70/3= 23.
Em média o teu ciclo menstrual é de 23 dias. Inseres esta informação num dos calculadores disponíveis no blog (o meu preferido é o calculador IV) e ele automaticamente dá-te a informação que necessitas.
Relembro que os resultados destes cálculos não são matemáticos, podendo falhar.
No entanto, como tenho ciclos quase matemáticos em média de 35 dias cheguei facilmente ao cálculo do meu período fértil.